A importância de ter um antivírus

A Internet é uma rede aberta à escala mundial, onde são milhões os utilizadores que a ela têm acesso. Sendo esta uma rede aberta a todos, definimos neste caso a rede aberta como uma rede livre à publicação e partilha de informações e ficheiros, sem que exista um filtro específico que permita o total controlo das informações.

Este facto torna possível que haja ficheiros e portais criados com intuitos maliciosos, com vírus e spyware, que podem afectar os computadores de quem acede a essas informações.

Assim sendo, torna-se extremamente importante que sejam criados mecanismos de defesa contra este tipo de situações. Neste artigo em específico falamos dos antivírus.

Os antivírus são programas desenvolvidos por empresas de software, cujo objectivo é prevenir a infecção dos nossos computadores com vírus e spyware. Através da utilização de bases de dados com informações de nomes e códigos de vírus, estes programas são capazes de detectar a execução de determinados processos já conhecidos e registados que poderão ser danosos para os computadores.

Para além deste sistema, os antivírus possuem ainda sistemas inteligentes que lhes permitem detectar código malicioso que ainda não esteja registado em bases de dados, fornecendo assim uma segurança ainda maior.

Ao detectar algum potencial código perigoso, os antivírus na maioria das vezes bloqueiam de imediato esse tipo de códigos. Por outro lado, em muitas situações o utilizador poderá ainda escolher a acção que deseja realizar, desde bloquear uma aplicação, apagar ficheiros, entre outras alternativas.

Da perspectiva do utilizador, muitas vezes torna-se complicado diferenciar portais e aplicações potencialmente danosas de portais e aplicações comuns. Hoje em dia existem métodos utilizados para espalhar vírus sem que o utilizador se aperceba.

É neste ponto que entram os antivírus, que permitem manter o computador seguro de qualquer infecção, mesmo quando acedemos a portais desconhecidos.

No geral, estes programas permitem que façamos uma navegação mais segura, e ao mesmo tempo mais confortável, já que da nossa parte a necessidade de controlo é menor.

4 Responses to “A importância de ter um antivírus”

  1. Claudio Martins

    É o que eu falo, melhor prevenir do que remediar. Já tive vários virus no pc por entrar em qualquer site sem menor ideia que poderia encher meu pc de vírus, nessa de tentar limpar o pc e não perder minhas coisas acabei descobrindo o PSafe e acho mto bom antivirus…só de não pagar e não deixar o pc lento, maravilha!

    Julho 29th, 2014 Responder
  2. Edgar Manfredini

    acho q antivirus eh obrigatorio tanto no uso domestico qto no trabalho e o problema fica pra quem naum entende mto do assunto como eh meu caso, mas meu irmao depois de mto testar outros como AVG e Avast q acabam expirando, instalou um tal de Psafe q é grátis e tbm não deixa o pc lento. Ele já pegou mtas ameaças.

    Agosto 7th, 2014 Responder
  3. Beto Guilardin

    Hj em dia naum ter antivirus é pedir pra perder o equipamento. Usuário comum acaba usando os gratuitos e o melhor dos gratuitos é o Psafe, pq fica leve, não expira depois de 30 dias e é 100% em portugues.

    Agosto 13th, 2014 Responder
  4. Leonardo Ribeiro

    Ter um antivírus é muito importante. Eu troquei o meu há pouco tempo, agora tô usando o psafe. Percebi uma diferença bacana, ele deu uma agilizada boa no pc!

    Agosto 26th, 2014 Responder

Deixar um Comentário

Centima sign up form


Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur excepteur sint occaecat cupidatat non

Centimalogin form