O que é Marketing Online

Encontramo-nos neste momento numa era que ouve-se falar diariamente de serviços online, com várias opções para facilitar o nosso dia-a-dia nas tarefas mais banais. Porém, nem todos sabem exactamente como funciona o mundo Online, principalmente no que diz respeito à forma como as empresas chegam até aos seus potenciais clientes.

Falando de Marketing Online, poucos são aqueles que sabem exactamente o que é, para que serve, quais são as ferramentas utilizadas, quais são os motivos para usar. Para isso, hoje vamos dedicar-nos a este assunto e esperamos que no final todos tenham as suas dúvidas esclarecidos e começassem até a ponderar a sua presença online de forma a chegar até aos seus clientes com muito mais eficiência.

marketing online

O que é Marketing Online?

Todas as acções de comunicação utilizando a Internet, fazendo assim com que a divulgação da marca e dos seus produtos seja feita da forma correcta, tem como denominação de Marketing Online. O principal objectivo destas acções é fazer chegar uma determinada mensagem aos potenciais clientes, de uma forma rápida, relevante e sempre personalizada, em jeito de demonstração de uma preocupação individual por cada um dos potenciais clientes para a marca em questão.

Apesar deste tipo de acções já existirem desde sempre, a utilização da Internet veio facilitar as mesmas, já que os custos são muito mais reduzidos, a mensagem é transmitida para um sem número de potenciais interessados, a uma velocidade muito superior à utilizada anteriormente e ainda tudo isto a um baixo custo.

Com esta interacção através da Internet, as marcas deixaram de ter em sua posse a responsabilidade de uma mensagem única, existindo agora uma troca de interacções que pode, por um lado aumentar a facilidade de transmitir a mensagem, mas por outro aumenta a responsabilidade sobre a marca e sobre o produto, pois recebe muito mais facilmente comentários, opiniões e críticas.

Vantagens de usar Marketing Online

Como já referido, a utilização de Marketing Online é extremamente vantajosa para todos os projectos, sejam eles marcas ou empresas. Por isso, vamos deixar aqui algumas das vantagens mais evidentes da sua utilização.

Relacionamento com consumidores – numa altura em que a concorrência é cada vez mais feroz, é importante manter e fomentar o relacionamento com os consumidores da melhor forma possível, seja a curto, médio ou longo prazo.

Correcção de falhas – corrigir falhas através da Internet é muito menos dispendioso do que propriamente de outras formas. Imaginemos uma campanha promocional, se forem feitos anúncios outdoors, flyers e desdobráveis, os gastos são enormes e no caso de falha o prejuízo elevado, nas promoções feitas através do mundo online, não existem praticamente custos associados.

Segmentação do público – ao contrário do que possa parecer, a segmentação do publico através do marketing online é mais fácil e possível, já que existem ferramentas da web que o permitem fazer de forma extremamente eficaz.

Relação custo vs alcance – tal como acontece na correcção de falhas, o marketing offline implica um investimento muito maior quando o alcance é grande, tal não acontece no marketing online, com a utilização de Facebook Ad’s ou Google Adwords, onde o investimento é muito menor e o alcance é extremamente positivo.

Deixar um Comentário

Centima sign up form


Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur excepteur sint occaecat cupidatat non

Centimalogin form