O que é Marketing Social

Nos dias de hoje fala-se imenso de Marketing, sendo que existem vários tipos de marketing, um dos quais o Marketing Social que tem feito um enorme sucesso junto aos consumidores. Em termos de definição total deste tipo de marketing, seria impossível esclarecer aqui, já que é tão extensa e complexa como o da “economia social”.

Origem do Marketing Social

Esta expressão surgiu há mais de 30 anos nos Estados Unidos, quando dois grandes empresários estudavam as melhores formas de juntar o marketing com as necessidades e questões sociais que estavam a invadir o mundo.

Durante os primeiros anos as características e a missão concreta deste tipo de marketing foram abrangentes e ao mesmo tempo ambulatórias, isto é, eram modificadas e adoptadas às necessidades existentes no momento. Este tipo de adaptações fez com que  o Marketing Social se tornasse um dos grandes responsáveis pela responsabilidade social e cidadania empresarial que se tem vindo a viver nas últimas décadas.

O Conceito do Marketing Social

Apesar da dificuldade enorme em descrever toda a definição do marketing social, é possível tentar transparecer o conceito que existe por detrás da sua utilização.

Em termos práticos, o Marketing Social tem como conceito principal o emprego do planeamento do mercado, as melhores estratégias, a análise das técnicas tradicionais e mais inovadores, todas elas ao serviço do bem-estar do indivíduo em si e da sociedade.

É esta uma ferramenta democrática que visa a mudança social, através da utilização da tecnologia avançada e existente nos dias de hoje. A grande vertente exponencial que surgiu nos últimos anos tem a ver com a utilização das redes sociais para atingir esses mesmos objectivos, usando a popularidade das mesmas e passando a mensagem principal aos consumidores.

A importância do Marketing Social

Nos dias de hoje há cada vez mais uma necessidade extrema de mudanças, sejam elas na sua forma de viver, na economia ou nos estilos de vida. Esta mudança é principalmente por questões de desenvolvimento e revolução existente na sociedade actual.

O principal problema das empresas nos dias de hoje é conseguirem identificar as causas sociais e de interesse público para assim atingir o seu objectivo e chegar até aos consumidores finais da forma desejada. O marketing social tem essa mesma importância, identificar o publico alvo, identificar as suas necessidades, definir as vantagens de utilização e chegar à conclusão da melhor forma de o aplicar.

Conclusão

Como seria de esperar, com a evolução do marketing em si e das tecnologias existentes, foram surgindo diversos modelos que podem ou não ser seguidos por empresas e pessoas individuais que esperam alcançar o sucesso.

No que diz respeito aos principais objectivos, chega-se à simples conclusão que a interacção entre sociedade, indivíduos da sociedade, problemáticas da sociedade e necessidades da sociedade são analisados e canalizados para uma determinada função e assim chegando aos consumidores finais é possível encontrar soluções educacionais que têm a responsabilidade de contribuir positivamente para a melhoria da sociedade.

Quando se fala em Marketing Social pensa-se sempre em grandes empresas multinacionais a criarem campanhas de ajuda social para os países mais necessitados, porém é cada vez mais comum empresas de menor dimensão procederem a ajudas sociais recorrendo ao marketing social, mesmo quando a ajuda é mínima e simples, é de dignificar.

One Response to “O que é Marketing Social”

  1. George William Oliveira de Macedo

    Gostaria de receber artigos ou melhor mais conhecimento sobre todos os aspectos do assunto abordado. Algo mais atual.

    Maio 19th, 2014 Responder

Deixar um Comentário

Centima sign up form


Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur excepteur sint occaecat cupidatat non

Centimalogin form