O que é o cPanel

O cPanel é um assunto que está ligado intimamente ao alojamento web, já que é uma das ferramentas de gestão mais populares e com maior eficiência junto de todo o tipo de utilizadores presentes na Internet.

Este é um software usado pela maioria das empresas de alojamento de internet nos dias de hoje, não só pelas inúmeras funcionalidades que permitem, como ainda pelo excelente design e estrutura que apresentam, garantindo assim que não só os utilizadores com conhecimentos técnicos avançados o conseguem utilizar.

cpanel

O principal objectivo deste software é permitir que os utilizadores façam ma gestão do seu alojamento web, com parcial controlo sobre todos os campos, com uma maior facilidade e chegando à gestão minuciosa de outros campos totalmente ao abrigo da responsabilidade do utilizador.

Estrutura básica do cPanel

Como falado anteriormente, existem diversas acções que os utilizadores podem e devem fazer através do cPanel do seu alojamento, por isso vamos esclarecer rapidamente qual a estrutura básica do software.

É a partir da primeira página que todas as funcionalidades e operações estão disponíveis, do lado esquerdo existem as informações básicas como o espaço utilizado ou tráfego consumido, do lado direito encontram-se as restantes funcionalidades, divididas por categorias de actuação no servidor em si.

No lado direito da página, como referido, há um sem número de operações possíveis, entre as mais populares encontram-se:

Domínios Adicionais e Subdomínios - permitindo que o utilizador adicione novos domínios à mesma conta de alojamento (tendo assim vários websites no mesmo espaço e poupando dinheiro), assim como subdomínios dos já existentes. É de salientar que algumas contas de alojamento não permitem esta funcionalidade, sendo necessário confirmar sempre junto da empresa.

Bases de Dados - apesar de alguns websites não necessitarem de uma base de dados, funcionando como websites estáticos, outros necessitam e é nesta secção que pode adicionar, gerir e alterar essas bases de dados.

E-mail - como o próprio nome indica é nestas funcionalidades que o utilizador pode adicionar, gerir e remover contas de e-mail personalizadas em cada um dos domínios, tornando assim o contacto electrónico muito mais profissional.

FTP - secção dedicada à informação relativamente às contas de FTP criadas, assim como as característica de cada uma delas.

Registos - nesta secção o utilizador encontra um número elevado de funções que se dedicam aos vários registos feitos no alojamento em si, desde a largura de banda, passando pelo registo de erros ou mesmo as estatísticas de visitas de cada website adicionado.

Arquivos - se o utilizador necessitar de aceder a ficheiros alojados no ficheiro ou mesmo proceder a um backup dos arquivos no alojamento, esta é a secção com as funcionalidades necessárias.

alojamento web

Existem ainda outras informações relativamente ao servidor em questão, tais como a versão do software instalado, os módulos disponíveis, o estado do servidor e outras opções. Apesar destas serem aconselhadas apenas para os utilizadores mais avançados, é importante referir que têm uma enorme importância para a gestão e manutenção de todo o alojamento, assim como os próprios websites presentes nesse alojamento em questão.

Deixar um Comentário

Centima sign up form


Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur excepteur sint occaecat cupidatat non

Centimalogin form