O que é um domínio

Em termos práticos, muitos já ouviram falar de domínio de Internet, porém são poucos aqueles que sabem exactamente o que é, como é constituído e como se processa a gestão de um domínio.

Um domínio é um endereço constituído por uma ou mais palavras que têm como objectivo fazer a ligação entre o servidor e o website. Os servidores têm as suas ligações em códigos, geralmente com definições semelhantes aos endereços IP, por isso os domínios servem para que os websites sejam acedidos através desse endereço e não através do endereço IP, tornando muito mais simples de decorar e até de ser usado em branding comercial.

dominios

Constituição de um domínio

Com a utilização de domínios em vez de números denominados de IP’s para aceder a websites espalhados por toda a internet, era necessário a imposição de um sem número de regras na composição do próprio domínio.

Estes domínios são compostos por duas partes: o nome em si e o top level domain (geralmente denominado de TLD). Em termos práticos, vamos ver o exemplo usado por nós mesmos: centima é o nosso nome, .pt é o nosso TLD.

Apesar de não existir muitas restrições quanto ao nome utilizado, aconselhamos sempre um certo cuidado na escolha do domínio para o seu negócio, pois muitas vezes o sucesso inicial é potenciado por uma boa escolha. No que diz respeito às extensões disponíveis, ou seja ao TLD, existem mais restrições no caso de extensões exclusivas de um determinado país, porém no caso das extensões globais (geralmente denominadas de gTLDs), como por exemplo .com, .net, .org, etc, podem ser utilizadas em qualquer tipo de projectos online.

A nível de regras aplicadas à utilização de caracteres válidos num domínio, apenas é permitido a utilização de letras, números e hífen. No que diz respeito ao nome permitido, pode conter até ao máximo de 63 caracteres, fora os utilizados para a extensão escolhida, obviamente.

registar dominios

Dicas para escolher um bom domínio

Já falamos aqui sobre como escolher um domínio, mostrando as diferenças entre um domínio de marca e um domínio genérico, assim como as vantagens da utilização de cada um deles. No entanto, agora vamos deixar aqui algumas dicas rápidas para conseguir escolher um bom domínio para o seu negócio.

Fácil - fácil de decorar e ser utilizado em diversas campanhas de marketing é o ideal, lembre-se sempre da conhecida regra KISS (Keep It Simple Stupid) onde se mostra que menos é mais.

Breve - apesar de ser permitido a utilização de 63 caracteres no máximo na escolha do seu domínio, aconselhamos que este tenha o menos possível, tornando-o assim rápido e cómodo de digitar pelo mais simples utilizador.

Significado - mesmo aconselhando a que estes sejam breves e fáceis de decorar, em nada é vantajoso se este não tiver qualquer sentido, sendo apenas um aglomerado de letras e números. Encontre um bom nome, curto e fácil de decorar, mas que tenha sentido para o seu negócio.

Missão - não é obrigatório que o domínio mostre a “missão” do negócio em si, porém se o domínio mostrar a área em que o negócio se insere torna-se muito mais vantajoso, porém é importante ter cuidado nessa escolha. Se escolher o domínio restaurantevegetariano.com é aconselhável que o restaurante seja mesmo vegetariano e não apenas o domínio.

Deixar um Comentário

Centima sign up form


Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur excepteur sint occaecat cupidatat non

Centimalogin form